sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A VERDADEIRA ADORAÇÃO

LEITURA SELETA  (EVANGELHO DE JOÃO 4.23)
Jo 4.23- Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em ESPÍRITO e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.  
SAMARIA
Os Samaritanos devido a terem sido dominados por povos não Judeus durante muito tempo (2 Rs 17.6) e também por serem em sua maioria idólatras desde o tempo de Acabe com Jezabel (1 Rs 16.32), também fizeram alianças com idólatras (1 Rs 20.34; 2 Rs 1.3), também esta região foi habitada por várias nações gentílicas que o rei da Assíria trouxe de Babel, e de Cuta, e de Ava, e de Hamate, e de Sefarvaim e a fez habitar nas cidades de Samaria (2 Rs 17.24) ficaram com uma maioria de "Judeus mestiços", o que causou uma inimizade entre os outros Judeus que não aceitavam que Judeus se misturassem através do casamento com os gentios. Isso chegou ao ponto de os Judeus de Judá não passarem pelo território de Samaria para chegarem até a Galiléia, preferiam passar por Decápolis e atravessar o Mar da Galiléia. 
A inimizade dentre esses irmãos de mesma descendência perdurou por muito tempo e JESUS quebrou esta regra (Mt 5.44) passando por Samaria quando estava indo para a Galiléia, evangelizando assim tanto a samaritana como toda a cidade dela; mais tarde vamos ver Filipe, o diácono e posterior Evangelista (At 6.5; 21.8)), evangelizando e tendo excelentes resultados nesse território.(At 8.6)
 
 
Cabe-nos esclarecer que os verdadeiros adoradores são aqueles que trabalham na obra do Senhor, dando suas vidas pela causa do mestre; embora muitos pensam que são os exclusivamente cantores. A adoração a DEUS é um estado constante em nosso ESPÍRITO “recriado” (ligado a DEUS pelo novo nascimento, através do ESPÍRITO SANTO), não sendo determinada por momentos de louvor, mas uma vida de comunhão com o ESPÍRITO SANTO; neste capítulo 4, a palavra adoração aparece 10 vezes indicando-nos, a necessidade de atentarmos mais para esse fato tão importante. A verdadeira adoração exige serviço na obra de DEUS e dedicação em obedecer à vontade de DEUS e ganhar almas (esta é a prioridade da Igreja, a evangelização).  
Devemos lembrar-nos de que DEUS é ESPÍRITO e aqueles que desejam adorá-lo devem fazê-lo em ESPÍRITO e em verdade, ou seja, dispensando os estímulos externos; com um coração sincero e temente a DEUS (A adoração é a expressão máxima da oração). Jamais devemos confundir a adoração com o louvor, pois:
1.Louva-se a DEUS pelo que ELE fez ou faz, mas adora-se a ELE pelo que ELE é;
2.O louvor é um agradecimento a DEUS, a adoração é um engrandecimento de DEUS;
3.No louvor precisa-se da participação de outras pessoas e às vezes de instrumentos musicais, a adoração é individual e nasce dentro de nós, em nosso espírito;
4.O louvor chega aos átrios, a adoração chega ao Santo dos Santos (presença de DEUS);
5.No louvor são usados o corpo e a alma; na adoração são usados o corpo (mortificado), a alma (lavada no sangue de JESUS) e o ESPÍRITO (“recriado”);
6.Para louvar a DEUS não é preciso comunhão com o ESPÍRITO SANTO, pois até os animais o louvam (Sl 148, 149, 150); para se adorar a DEUS é preciso uma estreita comunhão com o ESPÍRITO SANTO, pois é ELE que nos transporta ao trono.
7.O louvor é um aceno e cumprimento, a adoração é um abraço e um beijo cheio de amor.
8.Tomemos como exemplo um marido que dá um fogão de presente à sua esposa e manda entregar em sua casa. A esposa louva ao marido pelo seu ato de amor, mas quando o mesmo chega em casa ela o abraça e beija agradecida e cheia de amor (isso é adoração).
9. Para louvar não é preciso nascer de novo, para adorar só com ESPÍRITO “recriado” (ligado a DEUS pelo novo nascimento, através do ESPÍRITO SANTO).
10.Observação: Por isso se vê tão poucos adoradores e tantos que louvam.
11.Aos homens se aplaude (manifestação externa), a DEUS se adora (manifestação interna).
Note que JESUS está dizendo para a mulher que os Judeus adoravam a DEUS com a palavra de DEUS (em verdade, pois possuíam todos os escritos do Pentateuco até os profetas) mas suas bocas diziam uma coisa e o coração outra. Não adoravam em ESPÍRITO, só com a verdade.
Os samaritanos adoravam em ESPÍRITO, pois não tinham nem o templo legítimo e nem a palavra (só adotavam o Pentateuco), faltava-lhes portanto a verdade.  
JESUS está dizendo que chegou o tempo de adorar em ESPÍRITO e em Verdade, pois ele envia o ESPÍRITO SANTO àqueles que lhe aceitarem como senhor e salvador e estes aprenderão o real sentido da adoração.
Veja que é DEUS que procura aos verdadeiros adoradores que o adoram em ESPÍRITO e em verdade.
Não é nem no Monte Gerizim em Samaria (templo já destruído) e nem no Monte Moriá em Jerusalém (onde estava erigido um suntuoso templo construído por Herodes) - mas a verdadeira adoração a DEUS é feita onde você estiver, bastando para isso erguer o pensamento a DEUS e adorá-lo, entregando-se totalmente ao ESPÍRITO SANTO.
 
***Caim ofereceu sacrifício inferior ao de seu irmão Abel, pois Abel ofereceu sua própria vida a DEUS(verdadeira adoração), tipificada no cordeiro que foi imolado e derramado o seu sangue;Antítipo de CRISTO.(Gn 4.2-5;Hb 11.4)***Abraão por já ser velho não poderia oferecer sua vida, pois pouco lhe restava para viver aqui na terra, por isso DEUS lhe pediu uma vida mais preciosa, a de seu filho amado que já estava começando a ocupar o lugar que só era de DEUS, no coração do velho patriarca.***Moisés ofereceu sua vida quando deixou os seus 40anos de orgulho de ser filho da filha de um faraó e passar a ser pastor de ovelhas por mais 40 anos e depois passar mais 40 anos dirigindo o povo de DEUS pelo deserto, inclusive passando pelo Mar Vermelho, símbolo de batismo nas águas, morte. Se tivéssemos espaço e tempo falaríamos de tantos outros que entregaram a DEUS o melhor da adoração, suas próprias vidas. (Hb 11.4 Pela fé Abel ofereceu a DEUS mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando DEUS testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque DEUS o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a DEUS.===17 Pela fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito aquele que recebera as promessas,===24 Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,===35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;36 e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões.37 Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados 38 (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
 
Elias sabia que DEUS se manifestava com fogo. A história de Israel é repleta de manifestações de DEUS em fogo.
Sarça, Coluna de fogo, Tabernáculo, Inauguração do Templo, etc...
 
 
Davi fez o culto errado, ofereceu a adoração falsa, fogo estranho. Uzá morreu. A arca não chegou. Depois aprendeu que tudo é feito segundo a Palavra de DEUS e deu certo.
E aquele dia temeu Davi a DEUS, dizendo: Como trarei a mim a arca de DEUS? 1 Cr 13.2
Uzá era o principal personagem, o protótipo do ESPÍRITO alheio a DEUS que tomara conta daquele ajuntamento, que transformara aquele "culto pentecostal" numa reunião festiva, fraterna, barulhenta, vistosa, mas sem qualquer presença real do Senhor. O povo se divertia, o povo se confraternizava, o povo se apresentava piedoso, mas, na verdade, apenas estava seguindo seu já secular caminhar de desprezo e desconsideração ao Senhor.
 
Nadabe e Abiú fizeram fogo ao invés de pegarem o fogo que havia descido do céu, enviado por DEUS.
Nm 26.61 Porém Nadabe e Abiú morreram quando trouxeram fogo estranho perante o SENHOR.
 
IV- CONFRONTANDO O SINCRETISMO RELIGIOSO ESTATAL 
Sincretismo religioso
Se o sincretismo religioso tivesse aprovação de DEUS, Salomão não teria pecado ao oferecer culto a outros Deuses. 
Uma forma de sincretismo é a mistura com outras religiões que não primam pelos bons costumes e pelas doutrinas bíblicas, principalmente as pentecostais.
O ecumenismo. Vem da palavra grega oikoumene, que originalmente significa “todo o mundo habitado” (Mt 24.14; At 17.26; Hb 2.5).
 
1 Rs 11.9 - 10 Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, porquanto seu coração se desviara do Senhor DEUS de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera, e lhe ordenara expressamente que não seguisse a outros Deuses. Ele, porém, não guardou o que o Senhor lhe ordenara.
O Sincretismo ou reunião de várias religiões ao mesmo tempo para prestarem culto a DEUS é um ardil, ou plano astucioso de Satanás no engano das denominações evangélicas que têm acreditado que assim reunidos estão promovendo a união dos filhos de DEUS em um mesmo propósito, quando na verdade é apenas emocionalismo, pois os bons costumes jamais deixarão de acompanhar a fé daqueles que acreditam que sem santificação ninguém verá ao Senhor(Hb 12.14). Não basta apenas haver paz, é preciso santificação no corpo, na alma e no ESPÍRITO. Já dizia JESUS a Nicodemos: "Aquele que não nascer de novo, não verá o reino do DEUS".Jo 3.3.
 
Êx 19.5, 6 Israel foi escolhido como propriedade particular de DEUS. Deste povo separado dos outros povos vem o salvador.
Jo 4.22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos Judeus.
 
1 Pe 2.9 A Igreja foi eleita por DEUS como nação santa.
Escolhidos por DEUS com a missão de evangelizar as nações.
Mc 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.

Tt 2.14 Somos um povo especial para DEUS.
Fomos purificados para o trabalho. 
1 Jo 1.7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de JESUS seu Filho nos purifica de todo pecado. (veja que é condicional, se andarmos na luz).

2 Co 6.14 O problema do jugo desigual.
Não há comunhão entre pecadores e santos. 
Is 59.2 mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso DEUS; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.

1 Tm 4.1-5 A apostasia dos últimos tempos.
espíritos enganadores, doutrina de demônios é o que existe por detrás desse ecumenismo, visando a união das Igrejas em torno de um líder único que com certeza será o Anticristo.

Gn 6.1-3 O ecumenismo marcou o fim de uma dispensação.
A idéia de ecumenismo é antiga e começou na Mesopotâmia, com a construção da torre de Babel e vem evoluindo em nossos dias com o nome de Globalização.
Ap 19.19 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo, e ao seu exército.
 
Sincretismo religioso 
Fusão de elementos religiosos e culturais diferentes, e até antagônicos, num único culto.
 
Estamos assistindo à maior mistura religiosa que a Igreja já viveu depois da derrota pelos romanos. Os políticos têem-se infiltrado em nossas reuniões com o propósito de angariarem fundos e votos para suas campanhas. Estes são manchas em nossas festas e são em sua maioria representantes de Satanás. Infelizmente muitos são os líderes Evangélicos que já não enxergam mais os ardis de Satanás e estão fazendo acordos e pactos com estes ratos de esgoto.
2 Pe 2.2-3 E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita.
 
Púlpito é lugar de onde sai a mensagem de DEUS para o povo e não lugar de político enviar sua mensagem enganosa e cheia de malícia.
 
Passeatas do dia da bíblia e Marchas para JESUS têm demonstrado na prática o que é sincretismo, lá estão vários tipos de pessoas que se dizem cristãos, mas seus atos, suas maneiras de vestir e de agir não condizem neem de longe com testemunhas de CRISTO. É uma misturada que mais promove o escárnio por parte dos descrentes do que edificação ou salvação.
 

Rispa uma testemunha silenciosa

Apesar de  ter pouco ou nenhum controle sobre sua própria vida, Rispa ainda conseguiu manter seu senso de dignidade. ✽ Rispa, concubina d...