quarta-feira, 12 de julho de 2017

A mulher sábia

" A sábia mulher que, com sua atitude, livrou sua cidade de ser destruída!"

Há um versículo que "é chave" na vida de uma mulher:
"A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derriba." (Pv 14.1)

Quando lemos 2 Sm 20, todo o contexto, encontramos no verso 16 em diante "uma mulher que, com sua sabedoria, ela não edificou apenas a sua casa, mas trouxe livramento pra toda a sua cidade, que se não fosse por seu discernimento, com certeza teria sido destruída e muitas vidas teriam sido tiradas, muitos inocentes sofreriam, porisso sua atitude foi considerada sábia." Essa mulher com certeza tinha sabedoria vinda de Deus, pois ela mesma declara mais a frente que era uma serva fiel e uma mulher pacificadora.

Quando Joabe, comandante chefe do exército de Davi pretendia invadir a cidade de Abel-Bete-Maaca onde essa mulher morava para perseguir e matar um inimigo do rei Davi chamado Seba, ela, percebendo que aquela invasão da cidade a destruiria, aproxima-se então próximo ao muro da cidade e grita de lá de dentro por Joabe, pedindo para falar com ele, ela desejava interceder por sua cidade, conforme está escrito:

v.20.16 "Então, uma mulher sábia gritou de dentro da cidade: Ouvi, ouvi; dizei a Joabe: Chega-te cá, para que eu fale contigo."

v.17 "Chegando-se ele, perguntou-lhe a mulher: És tu Joabe? Respondeu: Eu sou. Ela lhe disse: Ouve as palavras da tua serva. Disse ele: ouço."

v.19 "Eu sou uma das pacíficas e das fiéis em Israel; e tu procuras destruir uma cidade e uma mãe em Israel; por que, pois, devorarias a herança do Senhor?"

Essa "mulher que gritou" talvez seja o primeiro confronto de Joabe com alguém do sexo oposto numa batalha. Graças à ousadia e discernimento dessa mulher sábia, sua cidade, Abel-Bete-Maaca, foi salva de uma calamidade. Ela apelou diretamente para Joabe como comandante chefe do exército atacante, falando da boa reputação da cidade que ele estava prestes a destruir. Os habitantes de Abel eram homens e mulheres fiéis de Israel; a cidade servia de "mãe" para outros vilarejos ao seu redor e era um lugar conhecido por resolver pacificamente suas diferenças.

Essa mulher corajosa exigiu respeito pelo seu povo. Quando chegou a um acordo com Joabe, também persuadiu o povo a sacrificar Seba para salvar a cidade.

Fonte Aprendendo com as mulheres da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

  90 TEMAS PARA CHÁS E ENCONTORS DE MULHERES 1. Chamadas para servir 2. Fortalecidas para vencer os desafios 3. O papel da mulher no plan...